segunda-feira, 10 de fevereiro de 2014

Festival Náutico movimenta Orla Pôr do Sol


Um dos maiores cartões postais de Aracaju recebeu durante a manhã deste sábado, 8, o primeiro Festival Náutico, uma iniciativa da Secretaria Municipal da Juventude e do Esporte (Sejesp). A ideia teve o objetivo de promover e incentivar a prática dos esportes aquáticos e utilização da Orla Pôr do Sol como ferramenta esportiva.

O festival reuniu competições de Remo (categorias Master e Juvenil), Stand Up Paddle (feminino e masculino), barco de pesca, barcos de competição e Jet Ski, além de uma competição especial de quadriciclos. Tudo cuidadosamente planejado para receber atletas profissionais e amadores nas águas do rio Vaza-Barris. Entre eles Igor Cruz, atleta do remo que representou o clube Cotinguiba e ficou em primeiro lugar.

"Fiquei maravilhado com a possibilidade da realização de evento como esse na Orla Pô do Sol. A Sejesp está de parabéns pela iniciativa que resgata a prática do remo nos rios de Aracaju e fomenta o esporte náutico. São eventos como esse que com a visibilidade acabam estimulando a vinda de novos atletas para a modalidade", disse Igor.

A ideia agradou não apenas a quem pratica esporte. A aposentada Vera Souza chegou cedo para prestigiar o festival. Acompanhada do marido, Vera se instalou no calçadão da Orla montando um verdadeiro camarote. Cadeira, lanches, bebidas e muita disposição para encarar o sol forte. Tudo para ser testemunha do incentivo ao esporte na capital.

"A gente precisa de mais eventos como esse. Essa área precisa ser mais utilizada, mais povoado para cultuar o esporte. O evento está bem organizado, com segurança, posto médico profissionais atentos e unidos para fazer o serviço bem feito. Gostei muito de vir e gostaria de parabenizar a prefeitura por fazer atividades que envolvem a comunidade dessa área de Aracaju", explicou a aposentada.

Interação e comunidade

E o Festival Náutico foi abraçado pelos moradores do Mosqueiro, que compareceram para ver as competições, torcer, conhecer alguns esportes e interagir com atletas. Mas a maior interação ficou com a disputa dos barcos de competição e de pesca. Os moradores, a maioria pescadores do local, atenderam ao chamado da Sejesp e travaram uma divertida disputa. A corrida teve 1500 metros e animou quem estava vendo e participando.

Um deles foi o Adriano Santos, pescador e morador do Robalo que pilotou o barco Pé de Pano. Com a equipe toda uniformizada, Adriano se destacou e vibrou pela vitória, Mas não apenas por ter chegado em primeiro lugar. "Isso aqui é maravilhoso. A prefeitura deveria fazer mais eventos como esses porque valoriza onde a gente mora e a gente também, né? Todos os pescadores gostaram muito", assegurou o pescador.

O esporte da moda também esteve presente no festival. O stand up paddle, que consiste em o atleta ficar em pé numa prancha e se locomover com ajuda de um remo, juntou muitos competidores. Ao todo foram quatro baterias, duas masculinas e duas femininas, que terminaram com a vitória de Carine Góis, Aline Mendonça e Chayenne Dantas no feminino, e Gabriel Coelho, André Leite e Marco Antônio no masculino.

Um diferencial no evento, que seria propriamente náutico, foi a inserção de uma competição de quadriciclo. Aproveitando um espaço livre ao lado da Orla, o Quadri Clube de Sergipe aproveitou a reunião de tantos esportistas para mostrar que a capital também pode sediar grandes eventos da modalidade. "Aracaju oferece condições ótimas para a realização de provas. Trazer a competição paralela a um grande evento como esse serve para nos fortalecer, afinal reuniu um grande público", disse Bruno Cunha, representante do Quadri Clube.

A festa foi encerrada com o 1º Jet Dual Slalom, uma competição de jet ski que reuniu mais de 25 competidores de Sergipe, Bahia, Alagoas e Pernambuco. Amantes da velocidade que fizeram as águas do rio Vaza-Barris ferverem. As provas - que tiveram as categorias 1100 cc, 1800 cc e força livre - foram realizadas com total segurança, tendo acompanhamento da Marinha do Brasil. Tudo para garantir o brilho do evento.

"O que a gente viu hoje no Festival Náutico foi a prova de que os aracajuanos são receptivos e abertos ao esporte, seja onde for. A Orla Pôr do Sol é um lugar único, especial e propício a valorização a prática esportiva. Vamos estudar, planejar e trazer mais eventos para esse local, pois o sucesso é garantido", comemorou o secretário de Esporte, Carlos Eloy.

Nenhum comentário:

Postar um comentário