É no encontro entre os rios Poxim e Sergipe que a beleza aracajuana se traduz em manguezal. Em mais de um século e meio de história, a capital sergipana cresceu e se desenvolveu rodeada por este que é considerado o ecossistema berço da vida marinha. Apesar dos desafios que o progresso impõe ao meio ambiente, preservar é a palavra de ordem, e foi com o objetivo de divulgar essa ideia que a administração municipal, através da Fundação Municipal de Cultura e Turismo (Funcaju), apoiou mais uma edição do passeio "Aracaju de Tototó".
A nona edição do evento aconteceu na tarde deste sábado, 17, e fez parte da programação oficial da Prefeitura em comemoração aos 157 anos da capital. Cerca de 20 embarcações participaram da barqueata, que começou e terminou no atracadouro da Praça da Confraria do Cajueiro, no Conjunto Inácio Barbosa. Comunidade e autoridades estiveram no local e prestigiaram o passeio, que em 2012 teve como lema ‘É hora de salvar o Rio Sergipe'.
"O passeio de tototó é extremamente importante para despertar a consciência ecológica das pessoas sobre a necessidade de preservarmos os nossos mangues e rios. A gente percebe que apesar de existirem alguns pontos de degradação nós ainda temos uma natureza exuberante e que merece ser preservada. Esse é o momento da gente ver e se sensibilizar com isso, levando essa mensagem para toda a população de Aracaju", afirmou o secretário de Finanças do município, Jeferson Passos.
Passeio
Ao som do mais autêntico forró pé de serra, os tototós deixaram o atracadouro no início da tarde e subiram o rio Poxim até encontrarem as águas do rio Sergipe. Neste, as embarcações seguiram pelo leito, passando por importantes pontos da capital como o calçadão da Treze de Julho, o Iate Clube de Aracaju, a ponte do Imperador e o antigo terminal hidroviário. De lá seguiram em direção ao município de Barra dos Coqueiros, aportando na Ilha de Santa Luzia, local escolhido para a confraternização. Em seguida os barqueiros seguiram o mesmo percurso de volta, retornando ao local da concentração já no final da tarde.
O presidente da Funcaju, Waldoilson Leite, esteve presente no local representando o prefeito Edvaldo Nogueira, que não pode comparecer ao evento. Ele parabenizou a cidade pelos 157 anos de história e exaltou a iniciativa pela preocupação com as questões ambientais do município. "Aracaju está de parabéns. É uma cidade que vem crescendo e se desenvolvendo sem perder a qualidade de vida. Esse é um evento muito importante porque chama a atenção das pessoas para as questões ambientais, e isso é essencial para que continuemos disseminando a ideia de preservação dos mangues", disse.
Meio ambiente e patrimônio
Criado em 2003 pelo jornalista Osmário Santos, o passeio surgiu como uma tentativa de chamar a atenção pública para as questões ambientais. A ideia era mostrar às pessoas o processo de degradação pelo qual o mangue e o rio Sergipe estavam passando e com isso divulgar a mensagem de preservação desse ecossistema. Com o apoio dos canoeiros que faziam a travessia de pessoas entre os municípios de Aracaju e Barra dos Coqueiros nos seus famosos tototós, a iniciativa ganhou força e essas embarcações viraram o símbolo da preservação dos manguezais.
Para o escritor e poeta Araripe Coutinho, o processo de conservação dos mangues começa pela mudança na forma de pensar esse ecossistema. "Nós perdemos muito tempo matando, devastando e destruindo esse que é o coração e o berço da vida marinha. Aracaju, com apenas 157 anos de história, ainda é uma cidade muito nova. Temos que aproveitar essa juventude e mudar a nossa maneira de pensar e agir, compreendendo a importância que os mangues têm para o meio ambiente", explicou.
Além do título ambiental, os tototós também ganharam o status de patrimônio cultural e imemorial do Estado de Sergipe. O projeto de lei, de autoria da deputada estadual Ana Lucia, foi aprovado no final do ano passado pelo governador Marcelo Déda, ratificando a importância desses meios de transporte para a valorização da cultura do nosso estado. As pequenas embarcações de madeira, movidas a motor, fazem parte da história dos rios que cortam a capital, e hoje levam turistas e sergipanos para conhecerem de perto as belezas naturais da região.
Realização
O passeio Ecológico Aracaju de Tototó acontece sempre no dia 17 de março, em comemoração ao aniversário da capital. Esse ano, a iniciativa teve a parceria de diversos órgãos municipais, estaduais e federais. Participaram da realização do evento a Prefeitura de Aracaju, Petrobras, Ibama, Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), Funcaju, Iate Clube de Aracaju, Corpo de Bombeiros, Capitania dos Portos, Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb), Secretaria Municipal de Saúde (SMS).
Fonte: Ascom/Funcaju
Nenhum comentário:
Postar um comentário